Dentro do branding e da criação de marcas, precisamos entender como os clientes e o público-alvo entram em contato com as empresas. Não só na parte conversacional, mas, e talvez principalmente, da forma visual.
Afinal, a marca da sua empresa é exibida em todo canto, por todos os lugares. E você nem precisa estar rodando uma campanha publicitária pra isso. Seu logotipo é exibido nas redes sociais, no cartão de visitas, no rodapé do papel timbrado, na fachada, nos carros plotados da empresa, nas embalagens… a lista é imensa e muito, muito variada.
Um bom exemplo, embora básico, é o logotipo da Apple atrás de cada produto seu.
Mas pra quê essa importância toda, exagero? Claro que não.
Cada um desses momentos de interação de um consumidor com a marca é chamado de ponto de contato. O grande desafio é fazer com que esses momentos sejam capazes de gerar resultados para as empresas, e por surgirem de forma natural, são uma imensa oportunidade de se planejar e executar uma estratégia.
Como identificar pontos de contato?
Podemos separá-los em três categorias:
1. Visuais
Toda a parte gráfica de uma marca: logotipo, identidade visual, publicidades, fotografias, ilustrações e design de produto.
2. Verbais
Pronúncia do nome da marca, slogan e tom de voz utilizado, por exemplo.
3. Experienciais
Unindo e ao mesmo tempo indo além dos pontos visuais e verbais, os pontos de contato experienciais são aqueles que envolvem decoração e ambientação, ergonomia, padrões de atendimento, aromas, sabores, e por aí vai.
Quando um time de branding identifica todos os pontos de contato essenciais para uma marca, considerando o funil de vendas, há chance muito maiores de impactar positivamente o consumidor e convertê-lo em cliente.
Afinal, o que ele busca são relacionamentos, e os pontos de contato são ferramentas poderosas na humanização das marcas.