Etapas de criação de marcas fortes e autênticas

16 de abril de 2022 4 min de leitura
Etapas de criação de marcas fortes e autênticas

Imagine a marca da sua empresa, ou a sua pessoal. Já vem direto o logotipo na cabeça, não é mesmo?

Mas e se eu te dissesse que uma marca deve ir muito além da parte visual? Além de um logotipo, de uma fonte bonita, de uma cor marcante?

Isso tudo é importante sim, mas uma marca autêntica de verdade (e por consequência, mais forte, mais reconhecida e mais vendedora) é aquela que conquista o público pela mensagem que transmite e pela sua presença.

Mas como assim? Para te ajudar melhor, listamos as etapas de construção de uma marca que vai se destacar no mercado e ser referência no mercado. Essas etapas são utilizadas por agências e estúdios de comunicação do mundo todo na criação de grandes marcas e campanhas. O quarto item é um dos mais importantes!

Uma marca forte e autêntica é construída através das seguintes etapas:

 

1. Briefing

Envolver o cliente na criação de uma marca é fazer com que os responsáveis pela criação entendam melhor onde a marca vai aparecer. O que ela tem de diferente? Quais as cores seus concorrentes usam? Como podemos diferenciá-la no mercado? Qual o seu público-alvo?

É colhendo informações assim que destrinchamos as primeiras ideias visuais e de posicionamento para pensar estrategicamente. Afinal, você não quer que sua marca seja muito parecida com a do seu concorrente.

 

2. Pesquisa

Nossa pesquisa se resume em fazer um grande apanhado das informações vitais para o desenvolvimento da marca. Estudamos mais a fundo sua história, seus diferenciais, sua visão de mercado, e chegamos finalmente em um caminho criativo que vai colocá-la como grande player no jogo. O resultado da pesquisa que mais se destaca é a identidade visual, mas cada escolha de cor, tipografia, fotos e até mesmo das frases que compõem as peças de publicidade, por exemplo, precisam estar de acordo com a estratégia pensada para fazer da marca uma referência onde atua.

 

3. Moodboard

Esta é uma das etapas que mais gostamos. Geralmente fazemos ela entre nossos criativos, mas já experimentamos envolver o cliente também e os resultados foram incríveis.

O moodboard, ou painel conceitual, é um grande quadro de referências visuais: outras marcas, peças, campanhas publicitárias e qualquer tipo de material encontrado que possa ser usado como base para todo o estilo gráfico da marca.

Nesse painel, o cliente aponta em quais imagens ele visualiza melhor a marca, e assim refinamos o estilo que seguiremos.

 

4. Rascunhos, rascunhos e mais rascunhos

A função principal do designer talvez seja essa: rascunhar. Desenhar, escrever, brincar com todas as possibilidades possíveis e deixar a criatividade fluir. Costumamos dizer que não criamos apenas uma opção de logotipo: criamos várias, mas entregamos de forma completa aquela que consideramos a melhor para a sua empresa.

Reparou como tudo até aqui foi teórico, e só agora partimos para a criação visual? Embasados por semanas de estudo e pesquisa, nos imergimos no universo da marca e da empresa, e assim fica muito mais fácil dar asas à imaginação para criar algo único.

 

5. Logotipo e Identidade Visual

Com o símbolo definido, passamos tudo a limpo e criamos, enfim, a identidade visual. Cores, padrões gráficos e visuais, tipografia, aplicações em preto e branco, variações, reduções, pontos de contato, desdobramentos… cada detalhe de uma identidade visual precisa estar conectado e com um único objetivo: comunicar ao público o que a marca é e o que ela faz de diferente. Se destacando no mercado, é possível vender mais. E passando por todas essas etapas teóricas antes, é certo que o resultado final será muito mais eficaz.

 

Sua marca é forte e autêntica? Ela passou por todas essas etapas ao ser criada? Ou você percebeu que precisa se posicionar melhor no mercado e precisa de ajuda?

Clique aqui e fale direto conosco, vamos juntos surpreender seus clientes!